dillnergustavo@gmail.com

Instagram

Dillner

Gomes






Roteirista

BIO

 

Nascido em Aracaju (SE), hoje radicado em São Paulo, Dillner Gomes é roteirista e escritor. Passou pelo curso de audiovisual na Universidade Federal de Sergipe e estudou dramaturgia na SP Escola de teatro. Desde 2014 exerce seu trabalho como roteirista trabalhando em séries, filmes, diversos projetos audiovisuais e histórias em quadrinhos. 

Entre os trabalhos principais estão:

ATMOSFERA 

LONGA-METRAGEM

Roteirista no longa metragem ATMOSFERA, dirigido por Paulo Caldas, estrelando João Miguel e Milhem Cortaz.


SINOPSE

Num lugar remoto nas entranhas do interior de São Paulo, Edmundo vive isolado em meio à natureza. A presença fantasmagórica da sua mãe passa a assombrá-lo com  glosas de poesia e arroubos de memória de São José Do Egito. A linha tênue entre a lembrança e o delírio deixam Edmundo à beira de um mundo fantástico.


Direção: Paulo Caldas | Atores: João Miguel & Milhem Cortaz‍ | 2022

METAREAL - AS POLÍTICAS DA IMAGEM CONTEMPORÂNEA

OBRA SERIADA

Roteirista na série METAREAL - AS POLÍTICAS DA IMAGEM CONTEMPORÂNEA, dirigida por Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen.


SINOPSE

Na civilização da imagem e das novas relações que ela estabelece entre os fatos e as ficções (se desdobrando em fake news, deep fakes etc), a circulação explosiva da informação precipita uma transformação radical do olhar e dos modos de perceber e se relacionar com a realidade. A série MetaReal apresenta artistas que exploram diferentes camadas de complexidade do real, operando nos limites do que pode ser considerado realidade e investigando as implicações políticas da imagem contemporânea.



Direção: Paula Alzugaray & Ricardo Van Steen | 2022

LAMA DOS DIAS

OBRA SERIADA

Roteirista na série LAMA DOS DIAS - SEGUNDA TEMPORADA, ambientada em Recife e dirigida por Hilton Lacerda a ser televisionada pelo Canal Brasil.

(7 episódios, 26 minutos)


SINOPSE

Quatro anos se passaram desde a primeira temporada, é 1994 e o Recife transborda de cultura pelo mundo. Inquietos, os personagens da Lama agora expandem suas mãos para além da música e é a vez do cinema brilhar e gerar o que seria o começo de uma revolução.


Direção: Hilton Lacerda | Produção: Malu Campos | Produção executiva: João Vieira Jr. | Distribuiç˜ão: CANAL BRASIL

CHÃO DE ESTRELAS

OBRA SERIADA

*Finalista no Grande Prêmio Do Cinema Brasileiro.*

*Melhor Série*

Roteirista na série CHÃO DE ESTRELAS, dirigida por Hilton Lacerda e Milena Times. Disponível no Canal Brasil e Globoplay. (7 episódios, 54 minutos)


SINOPSE

Baseada no universo ficcional do filme Tatuagem, porém ambientada nos dias de hoje, Chão de Estrelas é uma série sobre o grupo de teatro anárquico de mesmo nome que luta para manter o casarão onde moram e se apresentam.

.


Direção: Hilton Lacerda e Milena Times | Produtora: Carnaval Filmes | Distribuiç˜ão: CANAL BRASIL


SER ATLETA

OBRA SERIADA

Roteirista da exposição SER ATLETA, do Sesc Itaquera.  

(26 roteiros, dentre eles de podcast, animação, documentário e slideshow).


SINOPSE

Virto-exposição tem como proposta apresentar de forma crítica a história do esporte olímpico brasileiro a partir da ótica dos atletas. Razão de ser do esporte, essas pessoas com habilidade fora da média imprimem pela estética de seus corpos a marca da imortalidade por seus feitos, ainda que sejam essencialmente humanos.



Direção: André Wissenbach | Produtora: Loma Filmes | Distribuiç˜ão: SESC

LAMA DOS DIAS

OBRA SERIADA



Roteirista na série LAMA DOS DIAS, ambientada em Recife e dirigida por Hilton Lacerda e Dj Dolores televisionada pelo Canal Brasil. (7 episódios, 26 minutos)


SINOPSE

Série de ficção resgata o início do movimento manguebit e remonta a cena cultural de Recife no início da década de 1990.


Direção: Hilton Lacerda e DJ Dolores | Produtora: Malu Campos | Produção executiva: João Vieira Jr. | Distribuiç˜ão: CANAL BRASIL

PIEDADE

LONGA-METRAGEM



Em parceria com Hilton Lacerda e Anna Francisco, roteirizou o longa PIEDADE, que foi dirigido por Cláudio Assis - ganhou prêmio de melhor filme pelo júri no festival de Brasília em 2019.


SINOPSE

A rotina dos moradores da fictícia cidade de Piedade é abalada pela chegada de uma grande empresa petrolífera, que decide expulsar todos de suas casas e empreendimentos para ter melhor acesso aos recursos naturais.



Direção: Cláudio Assis | Produtora: Gullane, Perdidas Ilusões, República Pureza e Canal Brasil | Distribuiç˜ão: Ludwig Maia - Arthouse

REPÚBLICA DA POESIA

EPISÓDIO DE OBRA SERIADA



Escreveu e dirigiu, em parceria com Rodrigo Campos, um episódio de 45 minutos sobre o poeta Antonio Cicero, na série REPÚBLICA DA POESIA, da Pacto Filmes. A série foi televisionada pelo Canal Curta.


SINOPSE

República da poesia traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira, com autores que representam as várias fases da poesia nacional. Cada escritor é situado no seu tempo e espaço, a fim de estabelecer conexões com sua vida e obra, buscando entender, sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.


Direção: Dillner Gomes & Rodrigo Campos | Produtora: Pacto Filmes | Distribuiç˜ão: Canal Curta!

FIM DO MUNDO

OBRA SERIADA



Trabalhou como estagiário de roteiro na série FIM DO MUNDO, televisionada pelo Canal Brasil e dirigida por Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. (5 episódios, 40 minutos)


SINOPSE

Na adolescência, após adquirir uma má reputação na vizinhança onde morava, Vitória precisou deixar a cidade. Ela é obrigada a voltar para Desterro, na tentativa de recomeçar a vida ao lado do filho.


Direção: Hilton Lacerda & Lírio Ferreira | Produtora: Rec Produtores Associados | Distribuiç˜ão: Canal Brasil

VIVO!

LONGA-METRAGEM - DOCUMENTÁRIO



Roteirista do documentário VIVO! Sobre a fase setentista de Alceu Valença, dirigido por Lírio Ferreira e Cláudio Assis. Ainda em fase de produção.

 

SINOPSE

Baseado no disco homônimo e na história de Alceu Valença e todo universo setentistaem que foi gestado, VIVO! é um filme de pesquisa, delírio e projeção de uma época. Num debruçar sobre a cultura, as influências, o nascimento e a interpretação das canções que formam o disco Vivo! faz-se um retrato dos anos 70 com as lentes de hoje e os olhos de amanhã.


Direção: Cláudio Assis & Lírio Ferreira | Produtora: Perdidas Ilusões | Distribuiç˜ão: Em Produção